domingo, 22 de fevereiro de 2015

Arquitetura Renascentista


Dando continuidade a sequência de resumos sobre os diferentes períodos da arquitetura: do românico ao modernismo, hoje iremos falar sobre o Renascimento.

INTRODUÇÃO

Devido a Peste Negra e a Guerra dos 100 anos, crises sociais surgiram na Europa. Insatisfação com a Igreja, com o Estado e as hierarquias. Nascia, então, o movimento Renascentista, que inovou nos campos cultural e científico. A Itália se destaca e torna-se o centro de artes e cultura. Sua arquitetura é inspirada na antiga arquitetura Romana e procura aliar a visão de mudo cristã com este universo considerado pagão pela igreja.

O arco ogival dá lugar aos arcos de volta-perfeita, capitéis retornam as ordens Greco-romanas, abóbadas de arestas dão lugar às abóbadas de berço e há o revivamento dos frontões nas fachadas. Inspirados na antiguidade Greco-romana, fazem busca da beleza mais perfeita através da disposição ordenada dos elementos de um prédio, das formas simples e da busca da pureza nas linhas.

O Renascimento foi dividido em Quatrocentismo e Quinhentismo, referentes ao período do século XV e XVI, respectivamente. O Quinhentismo, por sua vez, engloba o Palladianismo e o Maneirismo.

A Catedral de Santa Maria Del Fiore, em Florença, na Itália, projetado por Brunelleschi, é considerada a obra que marca o início do Renascimento. Filipo e Brunelleschi, Leon Battista Alberti, Donnato Bramante, Leonardo Da Vinci, Andrea Palladio e Miguel Ângelo são os nomes mais importantes dessa fase.


ELEMENTOS ARQUITETÔNICOS

Colunas gigantescas e frontão triangular com formas simples – cubos, quadrados, círculos. Uso de cornijas venezianas e molduras. Pureza nas linhas e cúpulas perfeitas. O maneirismo inovou com os frontões quebrados.


Abóbadas de berço e arco de volta redonda.

Horizontalismo e ordens sobrepostas (dórica, jônica e coríntia). Geralmente sobre um pódio. Tem, também, a rustificação, a arte de trabalhar na alvenaria de forma a dar ao edifício uma espécie de irregularidade. Podemos ver pela alvenaria do pódio da Casa de Rafael.



Uso do Arco do Triunfo, cuja inspiração foi o Arco de Constantino de 315 d.C.


Plantas centralizadas eram mais usadas em pequenas igrejas, enquanto as longitudinais eram mais usadas em basílicas. As plantas centralizadas são geralmente coroadas com cúpulas.

Principais elementos da arquitetura renascentista.


ANÁLISE DA OBRA TEMPIETTO DE SAN PIETRO

Tempietto de San Pietro é localizada em Montório, Roma – Itália e foi projetado por Donato Bramante no ano de 1502.

Marco da arquitetura do Alto Renascimento, é um templo renascentista italiano, circular abobadado, elevada por 3 degraus e um pódio e circundado por 16 colunas dóricas.

A arquitetura do entorno do templo é caracterizada por arcos de volta perfeita. Sua forma é circular, de acordo com o princípio das formas geométricas.

As colunas são de ordem dórica com capitéis. Há uma escada de 3 degraus e um pódio elevando o templo. Há uma cúpula central de volta perfeita com lanterna. Observamos a cornija veneziana com friso abaixo da cúpula. Balaústre na varanda. Na entrada, acima da porta, temos o frontão triangular quebrado, típico do maneirismo. Na parede interna, ao lado da porta de entrada tem a meia coluna.




No interior do templo é possível ver várias obras de arte do período renascentista.


O prédio foi projetado usando as formas geométricas simples e a proporcionalidade. A altura do Templo até a base da cúpula é a mesma da largura (fig. 1). A cúpula tem um raio igual a sua altura (fig. 1). O diâmetro da circunferência externa das colunas representa duas vezes a altura do edifício (fig. 2).



A organização por formas geométricas dá-se da seguinte forma: dois retângulos e uma semiesfera na fachada e 3 círculos na planta baixa.



BIBLIOGRAFIA

ACADEMIA.EDU. Análise de Tempietto de San Pietro. Disponível em: http://www.academia.edu/7663957/AN%C3%81LISE_TEMPIETTO_pdf. Acesso em 05/11/2014.

HISTÓRIA DAS ARTES. Tempietto de San Pietro in Montorio. Publicado em 08/10/2010. Disponível em: http://historiaearte2.blogspot.com.br/2010/10/um-pouco-de-arquitetura.html. Acesso em 05/11/2014.

INFO ESCOLA. Arquitetura Renascentista. Disponível em: http://www.infoescola.com/artes/arquitetura-renascentista/. Acesso em 05/11/2014.

WIKIPEDIA. Arquitetura do Renascimento. Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Arquitetura_do_Renascimento. Acesso em 05/11/2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário